Tomar a decisão para fazer um intercâmbio, é uma grande responsabilidade na vida de muitos jovens brasileiros e cada vez mais importante para o currículo profissional.
Se você já sabe que quer estudar fora do país, mas não tem noção de como realizá-lo, confira quais são os primeiros passos que nós, da Equipe Just, preparamos para te ajudar a chegar lá:
1. Defina o curso que pretende fazer e pra qual país gostaria de ir:
Comece a sua pesquisa sobre o tipo de intercâmbio, o programa que deseja fazer e o melhor destino para realizá-lo. Este momento você pode iniciar através da internet ou pedir ajuda de um especialista de intercâmbio. É o primeiro e decisivo passo para planejar todo o restante de sua viagem, pois ele guiará você em suas escolhas.
2. Escolha uma boa agência que possa te ajudar na organização da viagem:
A escolha de uma agência de sua confiança - indicada por algum amigo que já tenha realizado uma viagem por lá - e com profissionais qualificados, garante a segurança e qualidade de seu intercâmbio. Certifique-se de que ela tem o Selo Belta, única associação brasileira que regula agências de intercâmbio do Brasil.
Entender os processos da contratação dos serviços e as funções que a agência exerce, tanto na preparação quanto durante a viagem, é muito importante na organização de sua jornada.
Intercâmbio é algo bem particular, e por isso evite empresas que vendem “pacotes”. Busque agências que entendem o que você busca, afinal o sucesso do intercâmbio depende da expectativa x realidade.
3. Converse com um especialista Just e com amigos que já tenham feito intercâmbio para entender um pouco como é a experiência:
Conversar com quem entende do assunto, seja um profissional da área ou algum amigo que já tenha visitado seu destino escolhido, é essencial para saber de detalhes que somente quem esteve por lá conhece.
4. Tire o máximo de dúvidas e informações que conseguir sobre o país onde pretende morar:
Além das dicas com os amigos, você mesmo pode fazer suas pesquisas através de sites confiáveis e se certificar sobre tudo o que há para fazer no local. Lembre-se de pedir a ajuda do seu especialista sempre que precisar.
5. Dar início ao processo: Matricule-se!
Depois de conferir os itens anteriores, e não ter mais dúvidas, chega o momento do primeiro e mais concreto passo, e isso significa fechar a matrícula. Leia com cuidado todas as cláusulas do contrato para que fique ciente de tudo.
Se quiser conversar com um especialista Just, é só clicar aqui!
Comments